Categorias

Continuar na loja
ESPINHEIRA SANTA 50g Ver tamanho completo

ESPINHEIRA SANTA 50g

Chá Simples (A - E)

O verdadeiro “Remédio Santo”

Descrição:

Muito usada na medicina popular, a planta, que já era utilizada pelos índios há muito tempo, tem esse nome por causa de suas folhas, que tem pontas, lembrando espinhos e por ser considerada um “santo remédio”! A espinheira-santa (Maytenus ilicifolia Mart. ex Reissek, Celastraceae) também é chamada por outros nomes: cancorosa, cancerosa, cancorosa-de-sete-espinhos, coromilho-do-campo, erva-cancerosa, cangorça, espinho-de-Deus, limãozinho, espinheira-divina, marteno, pau-josé, maiteno, salva-vidas e sombra-de-touro.

É uma árvore de porte pequeno, chega aos cinco metros de altura, ramificada e produz pequenos frutos vermelhos. Tem fácil adaptação a solos mais húmidos, pode se desenvolver entre outras árvores, como o interior de bosques não muito densos ou a pleno sol. É óptima escolha para acções de conservação e uso sustentável.

Os índios utilizavam a espinheira-santa para combater tumores e daí veio um dos seus nomes populares: erva-cancerosa. Na medicina popular, esta planta é indicada para dezenas de enfermidades, especialmente do aparelho digestivo.

O consumo desta planta é proibido às gestantes, pois pode provocar contracções uterinas e até mesmo aborto. Lactantes também não devem utilizar a planta, já que reduz a produção de leite.

Sem dúvida, a principal propriedade terapêutica da espinheira-santa está relacionada à actividade antiulcerogênica, isto é, usada no tratamento de úlceras gástricas e pépticas. Foi confirmado que tanto os taninos, principalmente a epigalocatequina, quanto os óleos essenciais, em especial o fridenelol, presentes nas folhas, são responsáveis por parte dos efeitos gastroprotectores.

O mecanismo de acção destes compostos está relacionado à diminuição da secreção de ácido clorídrico pelas células do estômago e ainda à actividade antimicrobiana sobre Helicobacter pylori, uma bactéria do trato gastrointestinal responsável pela formação de úlceras e inflamações gástricas.

Ingredientes:
Espinheira Santa - 50g

Modo de usar:
Duas colheres das de sobremesa para meio litro de água.
Utilizar água acabada de ferver.
Deite a planta na água e tape bem a vasilha.
Deixe em infusão 5-10 minutos.
Coe e está pronto.
Pode beber 2 ou 3 chávenas por dia.

Apresentação:
Embalagem com 50g

Avisos:
Manter fora do alcance das crianças.

Armazenar em local seco, fresco e ao abrigo da luz.

Não é indicado em caso de gravidez e lactantes.
mais detalhes

O verdadeiro “Remédio Santo”

Indicações Terapêuticas:

  • Combate úlcera de estômago e gastrite
  • Problemas do aparelho digestivo
  • Anti cancerosa
  • Anticonceptivo
  • Anticéptico
  • Antiespasmódico
  • Diurético e laxativo
  • Antiasmático
  • Anti tumoral
  • Enfermidades do fígado
  • Cicatrizante

 

Apresentação:
Embalagem com 50g

PREÇO: 11,70 €

32 itens em stock